segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O que aconteceu no fórum social mundial

Do lado de dentro da ufra

Na quarta-feira dia 28 de janeiro de 2009, fui até a ufra para tentar assistir algumas palestras e debates que estavam programados e que me pareceram muito interessantes e foi aí que comecei a perceber a desorganização que estava rolando por lá e que enquanto as pessoas aqui de fora se admiravam com as que estavam lá dentro as que estavam lá dentro ficavam enfurecidas e perdidas com a falta de informação e de caminhos para que algum debate pudesse acontecer e quando pensava ser só eu que estava perdida pela universidade, descobri mais tarde que não, encontrei meu amigo Mayko e depois a Ariana, procuramos por alguma coisa mas não encontramos nada e então ficamos caminhando pela universidade a Ariana tirando algumas fotos e todos nós fazendo um pouco de nada, bebendo alguma coisa e sempre procurando mais alguma companhia, até a Ariana encontrar um debate sobre negros e eu e o meu amigo partirmos para a cidade Hip Hop, mas não estava acontecendo nada apenas algumas pessoas conversando por lá, mas sem nenhuma atividade, tudo estava desorganizado mesmo, os voluntários tão desenformados quanto os participantes do fórum, o que só fazia com que as pessoas caminhassem ainda mais perdidas de um lado para o outro, o que me chamou a atenção de verdade foi ver que os moradores da Terra Firme já tinham perdido uma parte do medo e estavam vendendo comida, chapéus, roupas, sombrinhas, água e as mais variadas coisas tanto dentro quanto fora da ufra e isso continuou até o último dia de fórum, mesmo não tendo sumido a curiosidade dos moradores próximos ao espaço, eles agora não só se reuniam para olhar, mas também para vender água e cigarro para aquelas pessoas estranhas e ganha algum dinheirinho, sendo essa resistência a tentativa de repressão da policia a única coisa que se retirou e bom do fórum social mundial 2009, um outro mundo é possível, e aí se mostrou que não que não existe mesmo vontade de que se faça a construção de um outro mundo possível, pois diante dessa resistência, muitas pessoas ali eram crianças vendendo de tudo inclusive cerveja, o que indica que os olhos estão fechados para a realidade daquelas pessoas que passam e fingem não ver o que está acontecendo, a presença da policia foi constante, tanto a PM quanto a segurança nacional, que não mediu esforços para barrar os moradores nos portões da universidade e nem mesmo para durante todas as noites do evento passar a mão em todos que se encontravam em suas ruas e tentavam resistir, eu e meus amigos tentamos burlar essa segurança máxima emprestando nossas credencias para todas as pessoas possíveis e tornando menos fechado o espaço, mas minhas observações foram muito reduzidas diante do que pensei que pudesse ser meus problemas não me deixaram, não fui a ufpa e me disseram que lá foi bem mais organizado e mesmo assim ainda tinha muita reclamação inclusive na imprensa local que mostrou as pessoas reclamando do cancelamento das atividades de palestras e debates....foi tudo assim até sábado, no domingo se deu o encerramento com um show de Jorge bem jor, muito bom...

Mas, antes disso a população deixou sem ação toda a organização do evento quando na quinta-feira invadiu a ufra e forçou com isso o cancelamento da programação cultural e colocou a policia com mais sede...

Muitos roubos ocorreram lá dentro........muito gringo reclamando........

Leila leite

Nenhum comentário: